Perguntas e Respostas

Pessoas de qualquer idade podem receber implantes?
A partir de aproximadamente 16 anos (quando termina o desenvolvimento ósseo), qualquer pessoa pode receber um implante.

O que são implantes dentários osseo-integráveis?
Implantes dentários osseo-integráveis são parafusos confeccionados em titânio puro que podem ser colocados dentro dos ossos maxilares, funcionando como fixação para diferentes tipos de próteses dentárias: de um único dente, de vários dentes, ou até mesmo de todos os dentes.

O que é implante de carga imediata?
O termo carga imediata pode ser definido como instalação de implantes osseo-integráveis em condições ideais à estabilidade primaria seguida de ativação protética (colocação dos dentes).

Posso fazer a prótese definitiva no mesmo dia da cirurgia?
Sim, em determinados casos. Trata-se do implante de carga imediata. Nestas situações as condições são favoráveis para a instalação da prótese, que é confeccionada no mesmo dia ou em poucos dias após cirurgia.

Existe o risco de rejeição?
Não! O implante dentário é feito com titânio, um material bio-compatível, portanto não é rejeitado pelo organismo. O que pode acontecer, em raros casos, é o insucesso por falha na união do implante com o osso.

Um implante que não deu certo pode ser refeito?
Modernamente, até implantes perdidos têm solução. As grandes companhias desenvolveram implantes com um diâmetro um pouco maior do que os normais, com o objetivo de, na eventualidade de mobilidade de um implante, poder substituí-lo por outro maior, conhecido como implante de reinserção. Como o sucesso dos implantes anda em torno de 95 %, os poucos casos de insucesso, que normalmente se manifestam nos primeiros meses após a colocação, o sucesso dos implantes, está chegando agora a 96, 97 até 98%. E isto faz da Implantodontia um procedimento cada vez mais seguro.

A falta de dentes pode me prejudicar?
Sim. A falta de um ou mais dentes leva a todo um desequilíbrio da mordida e da musculatura das regiões vizinhas, causando uma perda estética, com aspecto de envelhecimento, e principalmente causam problemas de mastigação e dores na região da articulação dos maxilares.

O tratamento com implante dentário é superior às próteses convencionais?
Sim! O implante oferece diversas vantagens em relação a qualquer outro tipo de tratamento para restabelecer o espaço do dente perdido, porém é importante que cada situação seja avaliada e discutida com um implantodontista porque a diversidade de casos impede uma regra geral.

O implante só é colocado após ter perdido o dente?
Não. Há situações que o dente é extraído e em seguida já é colocado o implante. Como em casos de fratura da raiz, em que o dente está comprometido. Além disso, o dentista pode também optar por extrair dentes que estão com mobilidade devido à doença periodontal e realizar o implante com uma antibioticoterapia prévia.

Quanto tempo devo esperar para fazer a cirurgia depois que perdi um dente?
Atualmente há algumas técnicas para a colocação imediata do implante na mesma sessão da extração do dente. Porém em alguns casos é necessário a enxertia óssea prévia.

O que é doença periodontal?
É o comprometimento dos tecidos periodontais pelo processo inflamatório, que leva à reabsorção do osso que está ao redor das raízes dos dentes

O que é implante Zigomático, e quando deve ser feito?
Criado e desenvolvido pelo Prof. Branemark, o mesmo que desenvolveu os implantes dentários tradicionais, o Implante Zigomático é uma alternativa para pacientes que não têm quantidade óssea suficiente para a instalação de Implantes “normais” na maxila (Arcada Superior). Ele busca sua ancoragem no osso Zigomático, que é o osso da maçã do rosto.

Dói muito para colocar os implantes?
Não. Todos os procedimentos são realizados sob efeito de anestésicos locais levando a total analgesia durante todo o procedimento. No caso de procedimentos mais demorados como os enxertos ósseos ou a instalação de múltiplos implantes em pacientes muito ansiosos, a sedação intravenosa pode ser realizada por um médico anestesista. Durante o período pós cirúrgico, o paciente deve seguir as orientações do dentista tomando analgésicos e anti-inflamatórios a fim de minimizar o desconforto causado pelo trauma.

O que é enxerto ósseo?
Quando ocorre a perda de um dente, o osso que estava ao redor da raiz vai se perdendo gradativamente, em um processo chamado reabsorção óssea. Em casos que não há osso suficiente para fixação do implante, é necessário repor o osso perdido, através de cirurgias para a colocação do enxerto ósseo. Há diversas técnicas cirúrgicas e materiais utilizados no tratamento que vai depender da extensão e quantidade necessária. Os enxertos podem ser feitos previamente ou na mesma sessão da colocação do implante.

Mesmo não tendo osso suficiente é possível colocar um implante?
Hoje em dia, a quantidade de osso nem sempre é impeditiva para o tratamento com implantes dentários. Na grande maioria das vezes, é possível regenerar osso através de técnicas pouco invasivas e pouco dolorosas, utilizando-se materiais artificiais (osso artificial e membrana) ou osso da própria pessoa.

O paciente deve ficar desdentado durante o período de osseo-integração?
Não. Salvo em raras exceções, todos os pacientes receberão restaurações provisórias durante o período de osseo-integração, para que possam realizar suas atividades de convívio social.

Como é o pós-operatório?
Em cirurgias simples, de um ou dois implantes, o pós operatório é nulo ou de pequena sensibilidade. Em cirurgias maiores, poderá haver pequena sensibilidade na região. Tomando-se a medicação analgésica e antiinflamatória prescrita pelo implantodontista, geralmente não há dor.

Qual a duração de uma cirurgia para colocação de implantes?
Pode variar de acordo com a complexidade do caso, quantidade de implantes e a necessidade de procedimentos adicionais, como os enxertos.

Em relação à capacidade de mastigação, vai melhorar após a colocação de implantes?
Os implantes apresentam resultados funcionais muito superiores aos obtidos por dentaduras e próteses removíveis. Os pacientes que usam dentadura ou roach há muito tempo e colocam implantes sentem a diferença muito significativa.

Eu tenho que fazer algum tipo de manutenção após o tratamento de implantes?
No mínimo um controle clínico e radiográfico a cada 6 meses. Também é uma obrigação do paciente comparecer a estes controles. Deve-se realizar uma higienização tanto da prótese como dos implantes. É importante a visita regular ao consultório odontológico para avaliações de rotina e limpeza profissional.

O que são facetas ou lentes de contato?
A faceta é uma camada bem fina, de coloração igual ao do dente, ou seja, uma capa bastante resistente da cor dos dentes. Esta camada desgasta o dente minimamente, e não o prejudica. O tratamento de faceta é indicado para correção de imperfeições tais como dentes quebrados, rachados ou com diastemas (dentes separados). De forma sucinta, podemos dizer que as facetas são um procedimento odontológico para a restauração dos dentes. Proporcionando mais beleza estética. Pode-se também colocar facetas em todos os dentes visando uma transformação do sorriso tanto na forma quanto na cor (podendo inclusive deixá-los bem claros).

Como posso mudar a estética dos meus dentes?
Procedimentos como clareamento dental (branqueamento do dente), cirurgia plástica gengival, facetas, ceromeros ou porcelanas são exemplos de como transformar seu sorriso.

É possível fazer um tratamento de facetas ou lentes de contato em todos os dentes em uma só sessão?
Sim! Através das facetas ou lentes de contato feitas a laser ou no Cerec pode-se fazer o procedimento em apenas uma sessão.

Quando uma faceta ou lente de contato de porcelana dental é indicada?
São indicadas quando se pretende fazer uma modificação estética dental melhorando assim o sorriso. Sendo assim são indicadas para corrigir microdontia (dentes pequenos), diastemas (separação entre os dentes), dentes escuros e manchados, desalinhados, tortos, mal formados, etc…

É possível escolher a cor e a forma das facetas?
Sim. As facetas são indistinguíveis dos seus dentes naturais, e permitem restaurar dentes partidos, desgastados, ou mesmo tortos. Com elas, é possível mudar a forma, altura, largura e mesmo a cor dos dentes, tornando o sorriso mais harmonioso e devolvendo a naturalidade ao dente, contribuindo assim para um rejuvenescimento global da pessoa.

Quais os benefícios das facetas e lentes de contato?
– Melhoria estética dental;
– Correções dos desgastes dos dentes;
– Rapidez do tratamento (em alguns casos em apenas uma sessão);
– Baixa manutenção (o paciente deve fazer limpeza profissional a cada 6 meses);
– Longevidade do tratamento que costuma durar mais de 10 anos.

Como é feito o procedimento de colocação de facetas ou lentes de contato pelo sistema CAD/CAM Cerec Sirona?
– Anestesia local dos dentes a serem tratados;
– Remoção de uma pequena quantidade de esmalte para fornecer espaço para colocação da faceta no dente. Caso haja algum restaurado antigo, este deverá ser removido e feita remoção da cárie se houver;
– Escaneamento dos dentes a receberem as facetas ou lentes de contato e também dos dentes vizinhos pelo sistema CAD/CAM Cerec Sirtona em 3D;
– Confecção do dente no bloco de porcelana E.max pela fresadora do sistema CAD/CAM Cerec Sirona;
– Fixação da faceta ou lente de contato nos dentes com cimento fotopolimerizável;
– Polimento das facetas ou lentes de contato quando for necessário.

Como é feita a faceta a laser?
– Anestesia local dos dentes a serem tratados (em alguns casos não há necessidade de anestesia local);
– Remoção ou não de uma fina camada de esmalte dos dentes, caso haja algum restaurado antigo, este deverá ser removido e feita a remoção de cárie se houver;
– Aplicação do compósito hibrido (ex: Empress Direct) sobre a superfície do dente e polimerização (endurecimento) do mesmo com uma fonte de luz (ex: laser);
– Escultura

O que é, e como é feito o tratamento sob sedação?
A sedação é feita por um médico anestesiologista, com monitorização por computador digital com aparelho de pressão não invasivo, oximetria de pulso e eletrocardiograma continuo. Durante o tratamento com sedação, o paciente dorme e não vivencia a cirurgia tendo alta no mesmo dia. O tratamento implantodôntico, facetas e lentes de contato associados à sedação, não só aceleram a conclusão do trabalho como também e principalmente melhoram a qualidade, trazendo grande conforto e segurança para o paciente.

O que é Day Clinic?
Day Clinic é um sistema de internação por curto espaço de tempo com um tratamento odontológico intensivo. Normalmente, o paciente recebe o tratamento odontológico de manhã ou no início da tarde tendo alta no mesmo dia. As vantagens deste sistema são: o retorno rápido para a comodidade do lar, melhor qualidade e velocidade do tratamento.

É um tipo de atendimento que envolve uma unidade especialmente preparada para repouso do paciente, administração de medicamentos e realização procedimentos, com a estrutura de um pequeno hospital, porém dispensando a internação, uma vez que a entrada e a alta ocorrem no mesmo dia. O conceito “Day Clinic” proporciona aos pacientes um atendimento ágil, humanizado e com impactos positivos sobre a sua qualidade de vida e sobre os custos do tratamento.

FALE CONOSCO